Epidemia de dengue chega ao fim no Rio de Janeiro após queda significativa nos casos registrados, revela análise técnica.

O governo do Rio de Janeiro anunciou oficialmente nesta terça-feira (11) o fim da epidemia de dengue no estado. A decisão foi baseada em análises técnicas realizadas pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da Secretaria de Saúde e publicada no Diário Oficial do estado.

De acordo com os dados de monitoramento, o número de casos de dengue vem apresentando uma queda nas regiões fluminenses por mais de quatro semanas seguidas, o que levou a classificação no nível 1 do Plano de Contingência Estadual Contra a Dengue. A epidemia havia sido decretada em fevereiro, após o registro de mais de 91 mil casos prováveis da doença, com aumento significativo em uma única semana.

Durante o pico da epidemia, entre os dias 18 e 24 de fevereiro, o estado registrou 27 mil vítimas, número que diminuiu para 85 mil em março, 42 mil em abril e 18 mil em maio, representando uma redução de 57% em relação ao mês anterior. A secretária de Saúde, Claudia Mello, ressaltou que os índices atuais são os mais baixos desde o início da epidemia e enfatizou a importância da população manter a vigilância para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Durante a última semana epidemiológica avaliada, de 26 de maio a 1º de junho, foram registrados 1.467 casos prováveis de dengue. Desde o início do ano, até 10 de junho, foram contabilizadas 268.947 vítimas e 178 mortes pela doença no estado. O governo do Rio implementou diversas medidas para combater a epidemia, como a destinação de 160 leitos em unidades de saúde para o tratamento da dengue, o lançamento de uma ferramenta online de auxílio ao diagnóstico, a criação do Observatório da Dengue e a instalação do Comitê de Operações Emergenciais para a dengue, visando acelerar e aprimorar as respostas à doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo