A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região metropolitana de São Paulo, foi apontada como amplamente responsável pelos apagões, de acordo com 70% dos paulistanos entrevistados. A pesquisa, realizada com 1.204 pessoas maiores de 16 anos nos dias 23 e 24 de outubro, revelou que mais da metade dos afetados (54%) não conseguiu se comunicar com a empresa devido à falta de energia.
Diante desse cenário, 71% dos entrevistados acreditam que o contrato da Enel deveria ser cancelado, enquanto parcela menor da população responsabiliza os governos federal, estadual e municipal. A gestão do prefeito Ricardo Nunes é apontada como muito responsável pelos apagões por 51% dos entrevistados, seguida pelo governo de Tarcísio de Freitas (49%) e da gestão Lula (46%).
A qualidade do serviço prestado pela Enel tem sido motivo de preocupação, com dados da Aneel indicando uma piora no fornecimento de energia. Importante ressaltar que a contagem oficial da duração da interrupção de energia não considera falhas com menos de três minutos, o que pode impactar a percepção da população sobre a eficiência do serviço prestado pela concessionária.
Diante desse cenário, os consumidores afetados têm à disposição diversos canais de atendimento para registrar reclamações, desde aplicativos e SMS até a possibilidade de buscar ajuda na Justiça em casos de prejuízos significativos causados pelos apagões.