Aqueles que tiveram problemas logísticos durante a realização das provas também podem fazer a solicitação, desde que os problemas estejam relacionados à infraestrutura, falta de energia elétrica no local, falha nos dispositivos eletrônicos fornecidos aos participantes, ou erro no procedimento de aplicação da prova que tenha prejudicado o candidato.
Já em relação às doenças infectocontagiosas, o Ministério da Educação estabelece que candidatos que tenham sido diagnosticados com doenças como covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, varicela, entre outras, também podem solicitar a reaplicação do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que os pedidos de reaplicação devido a doenças infectocontagiosas devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente.
Os candidatos que precisarem solicitar a reaplicação devem acessar a Página do Participante e apresentar os documentos que comprovem a necessidade. É importante destacar que, uma vez enviado o pedido, os dados inseridos não podem ser alterados. As provas para os candidatos que tiverem seus pedidos aceitos serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.
Em relação aos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações de acordo com as intercorrências registradas. Aqueles que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação terão a oportunidade de realizar o exame em nova data.
Portanto, os candidatos que se encontram nessa situação devem estar atentos ao prazo final para a apresentação dos pedidos de reaplicação do Enem 2023, garantindo que a documentação necessária seja enviada dentro do prazo estabelecido.