Encceja 2024 para PPL: Jovens e Adultos Privados de Liberdade fazem provas para obtenção de certificação do ensino médio.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2024 para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade está sendo aplicado nesta quarta-feira (16). Os candidatos têm a oportunidade de obter a certificação de conclusão do ensino médio através desse exame, que ocorre em dois turnos. As provas para o ensino fundamental aconteceram ontem (15), de acordo com o cronograma estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

As provas do Encceja PPL 2024 estão sendo realizadas dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas autoridades locais. O exame avalia os aprendizados, competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na idade adequada. A participação no Encceja é voluntária e gratuita, sendo uma oportunidade para aqueles que desejam retomar sua trajetória escolar.

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Neste segundo dia de exame, os candidatos à certificação do ensino médio estão respondendo questões de ciências da natureza, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia. Os gabaritos das provas serão divulgados posteriormente no portal do Inep, e os resultados estarão disponíveis em dezembro.

Desde 2002, o Encceja tem sido uma oportunidade para jovens e adultos obterem a certificação dos ensinos fundamental e médio. Além disso, o exame serve como referência nacional para a avaliação de competências e habilidades, contribuindo para a implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação para esse público.

Para mais informações sobre o Encceja, o MEC disponibiliza um telefone de contato. A realização desse exame representa uma chance de estudo e crescimento para os participantes, mostrando a importância da educação como um instrumento de transformação e inclusão social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo