Essa importante iniciativa foi reforçada durante o Fórum Alcançando a Última Milha na COP28, em dezembro, onde os Emirados Árabes Unidos se uniram aos líderes africanos e parceiros globais para prometer mais de USD 777 milhões para o combate às DTNs. Esses esforços culminaram na expansão do Fundo para Alcançar a Última Milha (RLMF), que passou de um fundo de vários doadores de USD 100 milhões para uma meta de USD 500 milhões.
O RLMF foi fundamental para preparar o caminho para a eliminação das doenças como cegueira dos rios (oncocercose) e filariose linfática na África Subsaariana. Além disso, desde 2017, o Fundo proporcionou mais de 100 milhões de tratamentos e treinou 1,3 milhão de profissionais de saúde, em estreita parceria com países endêmicos.
O compromisso dos Emirados Árabes Unidos com a erradicação de doenças procura manter os males evitáveis no topo da agenda política, aumentando os níveis de financiamento e trabalhando em estreita colaboração com parceiros globais e iniciativas multilaterais para aumentar o impacto.
O presidente emirático, xeique Mohamed bin Zayed Al Nahyan, tem desempenhado um papel crucial nesses esforços, impulsionando a filantropia e financiando programas globais de saúde por meio do RLM, que visa oferecer tratamento e cuidados preventivos em comunidades que não têm acesso a serviços de saúde de qualidade.
Em uma época em que a saúde global é tão importante, a parceria entre os Emirados Árabes Unidos, líderes africanos e parceiros globais representa um passo significativo em direção à erradicação de doenças tropicais negligenciadas. Este compromisso reflete uma visão de um mundo mais saudável e acessível para todas as pessoas, independentemente de sua localização geográfica.