O jogo enfrentado pela equipe espanhola foi dominado desde o início, com um bom controle da bola através de passes precisos. Apesar das melhores oportunidades de marcar, a goleira Musovic da Suécia conseguiu manter o placar inalterado até o intervalo.
Aos 36 minutos do segundo tempo, a Espanha finalmente abriu o placar. Hermoso cruzou na área, a zagueira Andersson fez um corte ruim e a bola sobrou para a jovem atacante Salma Paralluelo, que chutou de primeira e marcou um belo gol. No entanto, aos 43 minutos, a Suécia buscou o empate. Rolfo chutou para o meio da área e Hurtig cabeceou para Blomqvist finalizar com perfeição. Porém, a alegria sueca durou pouco, pois um minuto depois, Abelleira fez um cruzamento rasteiro que encontrou Carmona na entrada da área. A lateral espanhola acertou um belo chute e garantiu a vitória e a classificação da equipe.
Esta será a primeira vez que a Espanha chega à final da Copa do Mundo de futebol feminino. Uma possível vitória seria a coroação de uma talentosa geração de jogadoras, que também conquistaram o título da Copa do Mundo sub-20 em 2022. Além disso, seria uma demonstração de superação para um elenco que enfrentou conflitos com a federação durante o ciclo de preparação para o Mundial.
A final entre Espanha e o vencedor do confronto entre Inglaterra e Austrália acontecerá no próximo domingo (20), às 7h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Sidney. Já as suecas disputarão o terceiro lugar um dia antes.