Essa intimação ocorreu após o STF enfrentar dificuldades para contatar algum representante da rede social em território nacional nos últimos meses. Alexandre de Moraes foi enfático ao afirmar que, caso não houvesse a indicação do representante, a plataforma seria retirada do ar no país.
O empresário não se conteve diante da intimação e fez uma série de postagens controversas em seu perfil, levantando críticas ao ministro. Em uma delas, Musk sugere a criação de uma imagem de Moraes como se fosse um personagem maligno de filmes de ficção. Ele também acusou o ministro de quebrar leis repetidamente e chegou a publicar uma imagem de um papel higiênico com o nome de Alexandre escrito.
A situação tomou um tom ainda mais grave quando Elon Musk fez uma publicação com uma imagem de um homem parecido com Moraes, atrás das grades e algemado, insinuando que o ministro acabará na prisão. Isso tudo acontece após a decisão de Musk de fechar o escritório da X no Brasil e demitir todos os funcionários, o que gerou uma infração à legislação brasileira.
Por fim, a situação se torna ainda mais delicada, já que a plataforma X descumpriu uma determinação para bloquear o perfil do senador Marcos do Val e outros alvos de inquéritos no STF. Em consequência, a multa diária pelo descumprimento aumentou de R$ 50 mil para R$ 200 mil.
O prazo dado para a indicação de um representante legal para a plataforma vence na noite de quinta-feira, e a batalha entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes promete continuar repercutindo nos próximos dias.