Eduardo Paes é reeleito prefeito do Rio de Janeiro com 60,47% dos votos no primeiro turno das eleições municipais de 2024

No último domingo, o candidato Eduardo Paes, do PSD, foi reeleito para a prefeitura do Rio de Janeiro com uma expressiva votação de 60,47% dos votos, totalizando 1.861.856 eleitores a seu favor. Além disso, a capital fluminense elegeu 51 vereadores que ocuparão o Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal.

Dentre os partidos, o PSD foi o destaque, liderando em número de candidatos eleitos, com 16 vereadores, um aumento de três em relação à bancada anterior. Em seguida, vieram o Partido Liberal (PL) com sete cadeiras, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) com quatro vereadores cada, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Progressistas (PP) e Republicanos com três representantes cada, e o Podemos com dois eleitos.

Outros partidos como Partido Verde (PV), União Brasil (UNIÃO), Solidariedade (SD), Democracia Cristã (DC), Novo, Partido Renovação Democrática (PRD), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido Democrático Trabalhista (PDT) também elegeram um vereador cada.

É importante destacar que o número de mulheres eleitas aumentou, passando de 11 para 12 representantes na câmara municipal. Um dos destaques da eleição foi Carlos Bolsonaro, do PL, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi o candidato mais votado, com 130.480 votos, correspondendo a 4,30% do total. Em segundo lugar, ficou Marcio Ribeiro, do PSD, com 56.770 votos, e em terceiro, Tainá de Paula, do PT, com 49.986 votos.

Vale ressaltar que Tainá de Paula foi vítima de um ataque a tiros em Vila Isabel, na zona norte do Rio, dias antes das eleições. A lista completa dos novos vereadores e vereadoras eleitos pode ser conferida no site oficial da apuração eleitoral.

Dessa forma, a população do Rio de Janeiro aguarda com expectativa a atuação dos eleitos nas suas respectivas funções legislativas, buscando representar e atender aos interesses da cidade e de seus cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo