Atualmente, a Secretaria de Educação de Diadema atende cerca de 1.868 estudantes que fazem parte do público-alvo da educação especial, sendo que 52% desses estudantes são pessoas com autismo. Ao longo dos últimos dez anos, houve um aumento significativo de 174% no número de estudantes atendidos pela educação especial na rede municipal de Diadema, passando de 682 em 2014 para os atuais 1.868 em 2024.
O prefeito da cidade, Filippi, ressaltou a importância desse crescimento na demanda por educação especial e a necessidade de se adaptar a essa nova realidade. A criação do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico irá qualificar o trabalho da Educação e proporcionar a todos os estudantes a oportunidade de aprendizado, levando em consideração as necessidades individuais de cada pessoa.
Além disso, a cidade conta com três Centros de Atenção à Inclusão Social (CAIS) que prestam atendimento e suporte pedagógico especializado aos estudantes com necessidades especiais. Dois desses centros foram inaugurados na gestão do prefeito Filippi, e disponibilizam salas de recursos para um atendimento individualizado durante o contraturno escolar.
Com todas essas iniciativas, a cidade de Diadema busca promover uma educação inclusiva e de qualidade, atendendo de forma adequada e especializada todos os estudantes que necessitam de um suporte diferenciado em seu processo de aprendizado.