As fortes chuvas que impactaram o estado no início de maio evidenciaram a fragilidade das medidas de prevenção e a falta de planejamento urbano para lidar com esse tipo de situação. A reunião está marcada para as 16 horas, no plenário 3, e contará com a presença de diversos especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil, interessados em discutir soluções efetivas para evitar que novos desastres ocorram no futuro.
A deputada Melchionna espera que este debate possa sensibilizar as autoridades e a população para a urgência de investir em políticas públicas mais eficazes e sustentáveis, visando a proteção do meio ambiente e das comunidades vulneráveis a eventos climáticos extremos. A discussão também pretende analisar a atuação dos órgãos responsáveis pela prevenção de desastres e propor medidas que possam aprimorar a resposta do poder público em situações de emergência.
Diante da gravidade do desastre ocorrido no Rio Grande do Sul, é fundamental que a sociedade e os governantes estejam engajados em promover mudanças significativas em relação à gestão ambiental e ao ordenamento territorial, visando garantir a segurança e o bem-estar da população. A Comissão de Legislação Participativa se coloca como um espaço de diálogo e construção de propostas de políticas públicas mais eficazes, que possam contribuir para a prevenção de novos desastres e a proteção do meio ambiente.
