O combate ao racismo estrutural presente em nossa sociedade é uma necessidade premente. Esse racismo permeia as relações sociais e se manifesta de maneira cotidiana no ambiente educacional, por meio de currículos eurocêntricos, práticas pedagógicas discriminatórias e na invisibilidade de professores e estudantes negros, fomentando, assim, a existente desigualdade racial.
A formação docente precisa adotar uma perspectiva emancipatória, já que ainda se mostra excessivamente tradicional e presa a paradigmas eurocêntricos. Essa abordagem invisibiliza saberes ancestrais e periféricos, mantendo uma visão homogeneizada e única do conhecimento. Portanto, é essencial superar essa hegemonia eurocêntrica.
Para alcançar uma educação verdadeiramente inclusiva, é fundamental desconstruir o conceito binário de gênero e descolonizar o pensamento. Compreender que a cisheteronormatividade patriarcal compulsória e a invisibilidade de identidades de gênero diversas contribuem para a manutenção de desigualdades e marginalizam grupos minoritários no âmbito educacional, gerando diversas formas de violência.
A oportunidade de transformação está ao alcance de todos os envolvidos no ambiente escolar. Promover uma educação antirracista, inserindo currículos críticos que abordem a cultura e a história afro-brasileira e indígena, combater o racismo de forma direta e promover a equidade racial na educação são passos essenciais nesse caminho.
Valorizar os saberes ancestrais para reconhecer e incorporar conhecimentos de diferentes culturas, povos e comunidades na formação docente é crucial. É necessário promover uma educação intercultural e mais plural, assim como uma abordagem respeitosa e inclusiva em relação à diversidade de gênero.
Em suma, a valorização e integração de saberes diversos na formação docente são atributos indispensáveis para a construção de uma educação mais justa, diversificada e inclusiva. A implementação de práticas e políticas educacionais que combatam o racismo e promovam a equidade racial é uma urgência que demanda ação imediata e compromisso de todos os atores envolvidos na educação.