O principal objetivo deste mutirão é facilitar o reconhecimento de paternidade, maternidade e irmandade de forma amigável, permitindo que pessoas sem registro paterno ou materno conheçam suas origens e tenham acesso aos seus direitos. As inscrições estão disponíveis através de um formulário eletrônico divulgado pela Defensoria Pública do Estado e todos os interessados devem se inscrever para participar do evento.
Durante o mutirão, o Laboratório de Investigação de Paternidade da UNESP será responsável pela coleta de material para os exames de DNA, que posteriormente terão seus resultados entregues após um período de trinta a quarenta dias. Além disso, as partes envolvidas receberão atendimento jurídico integral e gratuito, de acordo com as necessidades específicas de cada caso.
A coleta de material para os exames de DNA será realizada de forma simples, através de uma punção digital, onde o sangue será armazenado em um cartão. Posteriormente, o material será processado e as informações genéticas serão analisadas para determinar a veracidade dos vínculos. Caso alguma das partes contrárias não compareça ao mutirão, será oferecido um agendamento para que o interessado receba orientações jurídicas sobre como proceder com uma ação de investigação de paternidade.
Portanto, o mutirão promovido pela DPE-SP em parceria com a Unesp tem como objetivo principal proporcionar um processo de investigação de vínculos genéticos de forma gratuita e desburocratizada, garantindo que as pessoas envolvidas tenham acesso à verdade sobre suas origens e direitos relacionados à filiação. É uma oportunidade única para aqueles que buscam obter informações importantes sobre sua família e história pessoal.