Como modelo de entrada da Dassault, o Falcon 2000 passou por diversas melhorias ao longo dos quase 30 anos desde o seu lançamento. Disputando o segmento de jatos médios, o Falcon 2000 tem um alcance de cerca de 3.500 milhas náuticas e um peso máximo de decolagem em torno de 19.500 quilos. Seus principais concorrentes são o Embraer Praetor 600, o Bombardier Challenger 350 e, eventualmente, o Hawker 4000.
O primeiro Falcon 2000 entrou em serviço em fevereiro de 1995, equipado com motores General Electric AlliedSignal CFE738-1-1B, e uma suíte de aviônicos Collins Pro Line 4. Com um alcance de 2.840 milhas náuticas, o Falcon 2000 foi o primeiro jato de negócios de porte maior a operar no aeroporto de Londres, que requer uma trajetória de aproximação com ângulo acentuado devido a obstáculos.
A família Falcon 2000 passou por diversas atualizações nas últimas décadas, incluindo melhorias em motores, freios, trem de pouso, sistema de combustível e aviônicos. Atualmente, o modelo mais recente disponível é o Falcon 2000LXS, que oferece melhorias nas características de decolagem e pouso, permitindo aproximações em baixas velocidades e reduzindo a distância necessária para pouso.
Com aproximadamente 650 aeronaves da série Falcon 2000 em serviço no mundo, o mercado brasileiro também foi beneficiado pelo Falcon 2000, oferecendo capacidade de operação em pistas curtas e reduzindo a distância de pouso padrão. A Dassault Aviation mantém um centro de suporte em Sorocaba, interior de São Paulo, e pretende transferi-lo para o aeroporto Catarina, facilitando o acesso e os serviços oferecidos aos operadores brasileiros.
Além disso, a família Falcon 2000 se destaca pela sua capacidade de pousar e decolar em pistas curtas, sua tecnologia embarcada e conforto na cabine de passageiros. Com uma frota ativa de aproximadamente 650 aeronaves, o Falcon 2000 tem se destacado no mercado de aviação executiva, oferecendo uma excelente relação custo-benefício e confiabilidade aos seus operadores.