Cursos gratuitos com inscrições abertas para jovens estão disponíveis. Confira! – Estadão Expresso

Diversas organizações sociais, coletivos e até mesmo o governo federal estão oferecendo cursos gratuitos com o objetivo de capacitar jovens, negros e indígenas. Essas formações abrangem diferentes áreas, que vão desde o conhecimento profissional até a formação em direitos humanos, visando a reparação social e histórica em um país como o Brasil, onde há marcantes desigualdades sociais e o racismo ainda é uma realidade presente.

Um exemplo de oportunidade é o LAB Afro-ameríndio Narrativas Gamificadas, uma iniciativa dos coletivos GatoMídia e Tales, que está com inscrições abertas para a criação de jogos digitais com abordagem das culturas indígena e afro-brasileira. O curso, que acontece de forma online através do Zoom e YouTube, é direcionado para jovens de 15 a 29 anos com conhecimentos básicos de programação. Com carga horária de 54 horas, a formação terá duração de três meses e oferece certificado.

Outra opção é o curso sobre gestão de finanças pessoais, disponibilizado pela Escola Virtual de Governo. Essa formação gratuita, com carga horária de 20 horas, é voltada para jovens e adultos e aborda temas como relação pessoal com dinheiro, poupança, investimento, crédito, endividamento e consumo planejado e consciente.

A ONG Programadores do Amanhã também está oferecendo uma capacitação profissional gratuita para jovens negros e indígenas de baixa renda. O curso, que tem duração de um ano e acontece de forma online, abrange programação, inglês e soft skills (habilidades relacionadas ao comportamento e à interação humana). Aqueles que necessitarem de apoio estrutural, como computador e internet, serão auxiliados pela ONG.

Além disso, a Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) estão com inscrições abertas para um curso de extensão em Histórias e Culturas Indígenas. Essa formação, gratuita e com carga horária de 180 horas, é voltada para lideranças indígenas, ativistas sociais, defensores de direitos humanos e estudantes.

Outra oportunidade é o curso de inglês online e gratuito oferecido pelo Movimento pela Equidade Racial (Mover) em parceria com a EF Education First. Esse curso, que abrange inglês geral, técnico e voltado para negócios, é exclusivo para pessoas autodeclaradas negras e tem a duração de 12 meses.

Além dessas oportunidades, a Anistia Internacional também está oferecendo um curso gratuito de introdução aos direitos humanos, que acontece de forma online e emite certificado.

É importante mencionar que no início de agosto, a Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou o lançamento de um programa de bolsas de capacitação para candidatos negros voltado para concursos públicos das carreiras da advocacia pública. Essa iniciativa, que conta com o apoio do Ministério da Igualdade Racial, oferecerá 30 bolsas, sendo 15 direcionadas especificamente para mulheres negras.

As inscrições para esses cursos e oportunidades variam de acordo com cada iniciativa, por isso é importante acessar os links fornecidos para mais informações e detalhes sobre cada uma delas. Essas oportunidades são uma forma de ampliar o acesso à capacitação e a formação em diferentes áreas, contribuindo para a inclusão e promoção da igualdade no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo