CPI em São Paulo investigará abandono e irregularidades na fiação dos postes pelas empresas de telecomunicação

Na última terça-feira, o plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o abandono e as irregularidades na fiação instalada nos postes pelas empresas de energia, telefonia, TV a cabo e internet. Essa decisão veio após as fortes chuvas e rajadas de vento que atingiram a cidade em novembro do ano passado, destacando os transtornos causados pelos emaranhados de fios nos postes.

Segundo a concessionária de energia Enel, existiam cerca de 400 contratos de locação de postes de empresas de telecomunicação em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital. A situação se agrava ainda mais com apenas 6% dos 43 mil km de fios sob responsabilidade da Enel estarem enterrados, deixando 94% deles expostos nos postes.

Diante disso, um relatório final de outra CPI da Câmara, que investigou a Enel, recomenda o cancelamento do contrato de concessão dos serviços de distribuição de energia da empresa com a cidade de São Paulo. Estima-se que seria necessário um investimento de R$170 bilhões para completar o enterramento de toda a fiação.

Além da CPI referente à fiação dos postes, os vereadores aprovaram também a abertura de uma investigação sobre indícios de práticas abusivas, esquemas de pirâmides e fraudes financeiras no município. O Regimento Interno da Câmara exige que haja ao menos duas CPIs em andamento, e com a aprovação dessas novas investigações, o cenário atualmente é de ausência de investigações em curso.

Essas medidas buscam responsabilizar as empresas responsáveis pela fiação nos postes e investigar possíveis irregularidades no município de São Paulo. A população aguarda por respostas e soluções que garantam a segurança e a eficiência dos serviços prestados por essas empresas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo