Coop espera crescimento de 10% nas vendas de pescados durante a quaresma

Durante o período da quaresma, os brasileiros têm o hábito de aumentar o consumo de peixes em suas refeições, o que acaba também refletindo no comércio varejista. As redes varejistas costumam reservar um espaço maior para atender a demanda dos consumidores, proporcionando uma jornada de compra completa para quem deseja adquirir pescados.

Na Coop – Cooperativa de Consumo, o destaque para a peixaria é evidente. Em 2023, a categoria de peixes representou 0,70% do faturamento da rede, enquanto no segmento de perecíveis representou 1,5% do faturamento. Para este ano, a área comercial da Coop prevê um crescimento de 10% nas vendas de pescados em comparação ao ano anterior.

Os peixes mais buscados durante a quaresma incluem o bacalhau do porto, peixes salgados como Zarbo, Saithe, Polaca do Alasca, além de tilápia, merluza, cação e salmão. O gerente comercial, Marcos Rodrigues, ressalta que o principal incremento está sempre na variedade de cortes de bacalhau e de peixes salgados. Em relação aos demais tipos de peixe, a rede trabalha conforme a disponibilidade do mercado, já que a categoria sofre com o impacto do “defeso”, o que pode impactar a oferta de alguns tipos de peixes, mesmo na sazonalidade.

Atualmente, a Coop conta com mais de 1 milhão de cooperados ativos, 34 unidades de varejo alimentar, sendo 26 no ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, e duas em Tatuí, além de 73 drogarias e canais digitais. A cooperativa tem como principal objetivo oferecer os melhores serviços a preços justos, revertendo benefícios aos cooperados e à comunidade.

O aumento das vendas de pescados durante a quaresma reflete um hábito tradicional dos brasileiros e uma estratégia importante das redes varejistas, como a Coop, para atender à demanda dos consumidores neste período do ano. O crescimento nas vendas previsto para este ano demonstra a relevância dessa categoria de produtos no varejo alimentar, impulsionando o setor e contribuindo para o fortalecimento da economia local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo