Além disso, os mesários recebem benefícios por seu trabalho, como dois dias de folga no emprego por dia trabalhado e mais dois dias pelo treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral. Para os universitários, atuar como mesário nas eleições pode render horas complementares para o recebimento do diploma.
Os Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado convocam algumas pessoas para atuar como mesários, mas também é possível se inscrever voluntariamente para receber os benefícios mencionados. Para participar como mesário voluntário, é necessário ter mais de 18 anos e não possuir pendências com a Justiça Eleitoral. É importante ressaltar que não podem ser mesários os candidatos, parentes de até segundo grau, membros de diretórios de partidos, autoridades de segurança, funcionários do Executivo em cargos de confiança ou pessoas que pertencem ao serviço eleitoral.
O TSE aponta que, para as eleições de 2022, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais. Desse total, 52% foram convocados para o trabalho e 48% se candidataram voluntariamente. Para se inscrever como mesário voluntário, é possível realizar o cadastro nos cartórios eleitorais ou de forma digital, por meio do aplicativo “e-Título”.
O trabalho como mesário nas eleições é uma oportunidade de exercer a cidadania, contribuir para o processo democrático e receber benefícios em troca. Por isso, se você quer participar ativamente das eleições, informe-se sobre como se tornar um mesário voluntário e faça a diferença nas próximas eleições.