Contorno viário de Florianópolis, a maior construção rodoviária do Brasil, será inaugurado com 12 anos de atraso

O aguardado contorno viário de Florianópolis, após doze anos de atraso, finalmente está previsto para ser inaugurado no dia 9 de agosto. Com seus impressionantes 50 km de extensão, a estrada é considerada a maior obra rodoviária em andamento no Brasil, proporcionando um novo corredor expresso para a região.

A estrutura, que estará oficialmente pronta no dia 31 de agosto, será fechada para veículos até a cerimônia de inauguração, que poderá contar com a presença do presidente Lula. O objetivo principal do contorno viário é desviar o tráfego de caminhões e veículos pesados que percorrem um trecho quase urbano da BR-101 na Grande Florianópolis.

Com expectativas de redução de tráfego na BR-101 em 35% na região, a via também irá encurtar o tempo de viagem entre Palhoça e Tijucas de duas horas para aproximadamente 40 minutos. Estima-se que entre 25 mil e 30 mil veículos circulem pelo anel viário, contribuindo para uma maior fluidez no trânsito da região.

O projeto do contorno viário conta com quatro túneis duplos, 14 pontes e 20 passagens em desnível, garantindo uma infraestrutura moderna e segura para os usuários. Além disso, a estrada foi projetada para evitar aclives, declives acentuados e curvas perigosas, mantendo a velocidade máxima de 100 km/h para garantir a segurança de todos os motoristas.

Após um longo processo de obras e revisões no projeto original, que incluiu uma extensão de tamanho e custos adicionais, o contorno viário de Florianópolis está finalmente pronto para ser entregue à população. Com investimentos em tecnologia e segurança, a nova rodovia promete revolucionar o transporte na região sul do Brasil, facilitando o acesso a destinos turísticos e melhorando a mobilidade urbana na Grande Florianópolis.

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