Conta de energia elétrica das residências impulsiona inflação em setembro, aponta IBGE

No último levantamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado hoje (9), foi observado um aumento na inflação em setembro, chegando a 0,44%. Esse resultado foi impulsionado principalmente pelo aumento na conta de energia elétrica das residências, que teve um acréscimo de 0,46 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando a inflação foi de -0,02%.

O grupo habitação foi o responsável por esse aumento, com uma variação de 1,8%, devido ao reajuste nas tarifas de energia elétrica residencial. De acordo com o IBGE, o gasto com o consumo de energia passou de -2,77% em agosto para 5,36% em setembro. Além disso, o grupo alimentação e bebidas também contribuiu para a aceleração do IPCA, registrando 0,5% de aumento, após dois meses de quedas consecutivas.

No acumulado do ano, a inflação já atinge 3,31%, e nos últimos 12 meses, o índice está em 4,42%. O gerente da pesquisa, André Almeida, destacou que a mudança de bandeira tarifária de verde em agosto para vermelha – patamar um – foi o principal motivo para o aumento na conta de luz, representando um acréscimo de aproximadamente R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.

O consumo alimentar nas residências também teve impacto na inflação, com um aumento de 0,56%, devido aos aumentos nos preços da carne bovina e de frutas como laranja, limão e mamão. Almeida explicou que a estiagem e o clima seco contribuíram para a diminuição na oferta de carnes, após um período de quedas nos preços ao longo do primeiro semestre de 2024.

No quesito alimentação fora do domicílio, a variação foi próxima à do mês anterior, com um aumento de 0,34%. Já o item despesas pessoais teve a maior queda do levantamento (-0,31%), impactando negativamente o índice. O subitem cinema, teatro e concertos registrou uma queda de 8,75%, influenciando em -0,04 no índice geral.

Em setembro, a campanha nacional da semana do cinema contribuiu para a queda de preços nesse segmento, com diversas redes praticando preços promocionais ao longo de uma semana. Essa promoção resultou em uma queda de mais de 8% nos preços, como explicou o analista do IBGE.

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