Consumidores planejam gastar R$ 25,56 bilhões no Dia dos Pais, segundo pesquisa da CNDL e SPC Brasil.

O Dia dos Pais está chegando e promete movimentar o comércio brasileiro. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, a data deve resultar em um volume de vendas de R$ 25,56 bilhões. A pesquisa aponta que 68% dos consumidores têm a intenção de comprar presentes para o Dia dos Pais este ano, o que representa aproximadamente 110,9 milhões de pessoas residentes nas capitais do país.

Entre os entrevistados, 32% pretendem gastar mais do que em 2023, 35% o mesmo valor e 19% querem gastar menos. Os itens de vestuário lideram o ranking de presentes para a data, com 75% dos consumidores pretendendo pagar à vista. As roupas correspondem à maioria das intenções de compra, seguidas de perfumes, cosméticos, calçados e acessórios.

A pesquisa também revelou que a maioria dos consumidores (78%) pretende pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras. Além disso, 81% dos entrevistados planejam pagar o(s) presente(s) sozinhos, enquanto 14% pretendem dividir o pagamento.

Em relação aos locais de compra, a maioria dos consumidores (69%) pretende realizar suas compras em lojas físicas, como shoppings centers e lojas de departamento. Porém, 40% dos entrevistados planejam comprar pela internet, utilizando principalmente aplicativos e sites. Os motivos para comprar em sites de varejistas internacionais incluem preço baixo, variedade de produtos, economia de gastos e qualidade dos produtos.

No entanto, é importante ressaltar que 24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem para presentear no Dia dos Pais, e 10% pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra. A especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, alerta para a importância de priorizar o pagamento das contas e a negociação das dívidas, evitando o endividamento desnecessário.

Diante desses números, fica claro que o Dia dos Pais é uma data importante para o comércio brasileiro, mas é fundamental que os consumidores ajam com responsabilidade financeira ao adquirir os presentes para homenagear seus entes queridos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo