Trata-se do maior reservatório da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e é considerado, por estudo do Consórcio ABC, como a obra mais relevante para o combate às enchentes no ABC. As obras tiveram início em dezembro de 2021 pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e mais da metade dos trabalhos já foi executada. Quando finalizado, o reservatório ocupará uma área de aproximadamente 150 mil m² e terá capacidade para armazenar 900 mil m³ de água da chuva, com previsão de entrega para dezembro de 2025.
Na visita técnica, estiveram presentes o diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, João Ricardo Guimarães Caetano, e a coordenadora Sandra Malvese. João Ricardo destacou a importância da obra no combate às enchentes na região e ressaltou que a construção do Piscinão Jaboticabal foi possível após sucessivos pleitos dos prefeitos, por meio do Consórcio ABC.
O Piscinão Jaboticabal é uma demanda antiga da entidade regional e foi debatida por mais de uma década. Em 2016, o Consórcio ABC apresentou o Plano Regional de Macro e Microdrenagem do Grande ABC, que destacou a importância do reservatório como medida estrutural fundamental para combater as enchentes na região.
Após fortes chuvas em 2019, os prefeitos das sete cidades participaram de uma reunião com o então governador João Doria para enfatizar a importância da obra no combate às enchentes. Em julho do mesmo ano, o Governo do Estado publicou o Decreto de Utilidade Pública (DUP) para desapropriação das áreas necessárias e, em outubro, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei para autorizar o Governo do Estado a contrair empréstimo para o projeto, com garantia da União e responsabilidade do DAEE.
Dessa forma, o Piscinão Jaboticabal representa uma importante conquista para a região do ABC paulista no que diz respeito ao enfrentamento das enchentes e à preservação do meio ambiente.