No Museu das Favelas, localizado na capital paulista, as comemorações do “Dia do Samba” prometem animar o sábado, com o Baile do Sagatiba – Oficina de Samba Rock e um show de samba com Anderson Tobias. Já no domingo, o museu realiza o “Sarau Deu Preto”, com diversas atrações gratuitas para o público.
O Museu da Arte Sacra de São Paulo abre uma exposição que retrata as tradições nos presépios, mostrando as diferentes interpretações do nascimento de Jesus ao longo do tempo e em diferentes culturas. Essa atração especial é gratuita aos sábados até 7 de janeiro.
Para quem gosta de teatro, o Teatro Sérgio Cardoso oferece o espetáculo Clarear, do Teatro Cego, que proporciona uma experiência sensorial única e aborda a questão da integração. A entrada também é gratuita, com retirada dos ingressos na bilheteria uma hora antes do espetáculo.
Na zona norte, o Mundo do Circo SP apresenta o espetáculo “Vida de Circo”, da Circodança, que reúne artistas com e sem deficiência, circenses, atores e bailarinos. O espetáculo é gratuito e acontece às 17h.
Além disso, a Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo retorna, com atividades educativas e culturais em 40 cidades paulistas, visando sensibilizar a conservação e manutenção dos patrimônios. Toda a programação está disponível no site da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
No interior, na cidade de Brodowski, o Museu Casa de Portinari presta uma homenagem aos 120 anos de Candido Portinari, com oficinas, apresentações musicais, contação de histórias, feira de artesanato e de orquídeas. Todas as atividades são gratuitas, proporcionando aos visitantes uma imersão na vida e obra do renomado artista.
As opções de lazer e cultura são diversas e prometem atender a todos os gostos e interesses, tornando o final de semana em São Paulo uma experiência enriquecedora e memorável.