Confiança do Consumidor aumenta em julho, indica pesquisa da Fundação Getulio Vargas, com destaque para melhora nas expectativas de renda.

Segundo informações divulgadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira, 25, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresentou um crescimento de 1,8 ponto em julho, chegando a 92,9 pontos na série com ajuste sazonal. Esse resultado foi acompanhado por um aumento de 0,1 ponto na média móvel trimestral do índice.

A análise dos componentes do ICC revela que o Índice de Situação Atual (ISA) permaneceu estável em 81,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) registrou uma elevação de 3,0 pontos, atingindo 101,1 pontos. Esses dados apontam para uma melhora na percepção dos consumidores em relação ao momento atual e às expectativas para o futuro.

Ao analisar a confiança do consumidor por faixas de renda, a pesquisa da FGV mostrou que houve um aumento da confiança em três dos quatro grupos pesquisados. Nas famílias com renda de até R$ 2.100,00, o índice subiu de 91,4 para 92,4 pontos. Já as famílias com rendimentos de até R$ 4.800,00 tiveram um aumento significativo de 5,2 pontos na confiança, chegando a 92,4 pontos.

Por outro lado, as famílias com renda de até R$ 9.600,00 viram seu indicador recuar de 92,9 para 92,4 pontos. Já as famílias com renda acima de R$ 9.600,00 apresentaram um aumento na confiança, passando de 93,1 para 93,6 pontos. Esses dados refletem a percepção positiva de parte dos consumidores em relação à situação econômica atual e às expectativas para os próximos meses.

O aumento do ICC em julho sinaliza uma tendência de recuperação da confiança do consumidor, o que pode impactar positivamente o consumo e o desempenho da economia nos próximos meses.

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