Concurso Internacional de Redação de Cartas: Escolas têm até próxima semana para se inscrever com tema sobre o mundo desejado

As escolas públicas e privadas de todo o Brasil estão correndo contra o tempo para se inscrever no 53º Concurso Internacional de Redação de Cartas, que encerra suas inscrições na próxima semana. Com um tema desafiador, que propõe escrever uma carta para as futuras gerações sobre o mundo ideal, o concurso tem como objetivo estimular a criatividade e a reflexão dos estudantes.

Um dos destaques do concurso é a história de Edinayana Costa Sarmento, de 15 anos, que foi a grande vencedora da etapa nacional em 2023. Estudante do Colégio Estadual de Ensino Médio Presidente Fernando Henrique, no Pará, Edinayana ressaltou a importância da educação em sua vida e como acredita que ela pode transformar a sociedade. Sua vitória prova que, com dedicação e estudo, é possível alcançar grandes conquistas.

O Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pelos Correios e pela União Postal Universal (UPU), é uma iniciativa que envolve estudantes de até 15 anos em todo o mundo. No Brasil, o concurso é dividido em três fases: escolar, estadual e nacional. Os vencedores recebem prêmios em dinheiro, além de prestígio e reconhecimento por representar o país na etapa internacional.

Na última edição, mais de 2 mil cartas foram inscritas, com a participação de mais de mil escolas. O Brasil conquistou uma menção honrosa, reforçando sua tradição no concurso. Com diversas medalhas e menções honrosas ao longo dos anos, o país se destaca como um dos principais competidores, rivalizando apenas com a China.

Por meio do Concurso Internacional de Redação de Cartas, os Correios reforçam seu compromisso com a educação e a responsabilidade social. A iniciativa demonstra o papel fundamental da estatal como agente público do governo federal, contribuindo para a formação dos jovens e para o fortalecimento dos laços sociais.

Para mais informações sobre o concurso e como participar, os interessados podem acessar o site dos Correios. Ainda dá tempo de se inscrever e quem sabe, seguir os passos de Edinayana e representar o Brasil na etapa internacional do Concurso Internacional de Redação de Cartas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo