Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo” recebe recorde de 328 amostras de produtores paulistas

Na sua 22ª edição, o Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo” busca destacar e promover os cafés produzidos no estado para os mercados interno e externo. O evento, lançado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem como objetivo valorizar os produtos de excelência cultivados pelos produtores paulistas.

Este ano, foram recebidas um total de 328 amostras de regiões produtoras do estado de São Paulo. Esse número representa um aumento significativo em relação às 180 amostras recebidas na edição anterior. Alexandre Manzoni Grassi, diretor do Departamento de Extensão Rural da CATI, destaca a credibilidade e importância do evento para os cafeicultores paulistas.

As amostras recebidas serão codificadas e os dados cadastrais serão inseridos em um sistema informatizado que garantirá o sigilo absoluto até a classificação final. Entre os dias 6 e 10 de novembro, haverá uma degustação às cegas das amostras inscritas, que serão avaliadas por especialistas.

De acordo com Daniel Gomes, diretor da Apta Regional, o Concurso de Qualidade do Café é fundamental para avaliar o estado da arte da cadeia produtiva e também como instrumento técnico-científico na caracterização e avaliação dos grãos produzidos no estado de São Paulo. Ele destaca que o evento é um esforço conjunto da pesquisa, extensão e cadeia produtiva em busca de um bem comum.

A cerimônia de premiação do concurso está marcada para o dia 22 de novembro, no auditório do IAC, em Campinas. Guilherme Piai, secretário de Agricultura, ressalta que o prêmio é um reconhecimento ao trabalho dos cafeicultores paulistas que, com o apoio dos institutos de pesquisa, conseguem produzir grãos de qualidade internacionalmente reconhecida.

O Concurso de Qualidade do Café é organizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em parceria com a Apta Regional, o Instituto Agronômico (IAC), o Instituto de Economia Agrícola (IEA) e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Esses institutos de pesquisa, vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e aprimoramento da produção de café no estado de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo