Comissão ouve ministros do STF sobre a proteção e fortalecimento da democracia em sessão de debate.

A Comissão de Defesa da Democracia (CDD) realizará, no dia 16 de junho, à partir das 14h30, um debate sobre a democracia no Brasil e o equilíbrio entre os Poderes da República. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, será uma das convidadas para participar do primeiro debate do colegiado, que será interativo.

Além da ministra Cármen Lúcia, também estarão presentes no debate o ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto e a professora Heloísa Starling, da Universidade Federal de Minas Gerais. De acordo com a presidente da comissão, senadora Eliziane Gama, a audiência tem como objetivo permitir uma melhor compreensão das tarefas parlamentares reservadas ao novo colegiado.

A CDD foi criada em junho deste ano, através da aprovação do Projeto de Resolução do Senado 63/2023. A senadora Eliziane Gama foi eleita para o cargo de presidente do colegiado durante o biênio 2023-2024. Segundo a senadora, a comissão busca aprimorar a legislação, apresentando proposições que envolvam a sociedade e os três Poderes.

Um dos motivos para a criação da comissão foi os ataques antidemocráticos ocorridos no dia 8 de janeiro. O colegiado deverá tratar temas como a defesa das instituições democráticas, liberdade de expressão e manifestação, liberdade de imprensa, defesa do livre exercício do direito de voto, defesa da ordem constitucional, garantia da ordem pública e terrorismo, entre outros.

A audiência será transmitida ao vivo da Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 19. Além disso, o evento será interativo, permitindo que os cidadãos enviem perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania, que serão lidos e respondidos pelos senadores e debatedores durante o debate. O Senado ainda oferece uma declaração de participação, que pode ser utilizada como horas de atividade complementar em cursos universitários, por exemplo.

O Portal e-Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado e sugestões para novas leis. É importante ressaltar que a reprodução desta matéria é autorizada mediante citação da Agência Senado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo