O relatório pela aprovação do acordo é da senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, e foi lido pelo senador Mauro Carvalho Júnior, da União de Mato Grosso. Segundo o texto, a efetivação do acordo tem o potencial de incrementar os intercâmbios culturais e econômicos com a África do Sul. Gabrilli destaca que o Brasil já possui acordos semelhantes com diversos países europeus e latino-americanos, além de China, Índia e Israel. No entanto, ela ressalta que este acordo é especial, pois será o primeiro com uma nação africana.
Carvalho Júnior enfatiza que a indústria audiovisual da África do Sul se destaca internacionalmente e destaca a importância do acordo para futuras parcerias entre o Brasil e outras nações africanas. Ele acredita que este acordo servirá de referência e possibilitará a melhoria das relações com o continente africano.
O relatório também menciona as parcerias que já existem entre Brasil e África do Sul em diversos foros multilaterais, como no âmbito do Brics e do G20, e enfatiza que a parceria audiovisual deve incrementar os intercâmbios culturais e educacionais. Além disso, segundo o Itamaraty, mais de 3,7 mil brasileiros vivem atualmente na África do Sul, sendo o segundo maior contingente de brasileiros em um país africano.
Além deste acordo, a CRE também aprovou outros dois acordos. Um deles permitirá a doação de uma área em Brasília para a instalação da nova embaixada de Cabo Verde no Brasil. O outro é um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Paquistão. Ambos os acordos também serão submetidos ao Plenário do Senado para votação.
Esses acordos reforçam a importância das relações bilaterais do Brasil com outros países, buscando promover o intercâmbio cultural, econômico e educacional. Além disso, demonstram o esforço do país em ampliar suas parcerias internacionais e fortalecer sua posição no cenário global. O resultado dessas votações será determinante para a entrada em vigor dos acordos e para o desenvolvimento dessas parcerias.