O incidente, que envolveu uma alta vibração em uma das turbinas do avião presidencial VC-1 logo após a decolagem, obrigou a aeronave a permanecer em voo por mais de quatro horas nas proximidades do Aeroporto da Cidade do México. Segundo a FAB, a tripulação agiu de acordo com os protocolos estabelecidos e conseguiu manter o controle da situação até que fosse seguro realizar o pouso.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a preparação e o treinamento da tripulação, ressaltando que o efetivo do Grupo de Transporte Especial passa por uma rigorosa seleção e está constantemente atualizado com os mais altos padrões de segurança. Além disso, a FAB é regularmente avaliada por organismos internacionais e segue diretrizes que garantem a agilidade e precisão no tratamento de eventuais anomalias técnicas.
Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) já está no México para extrair e analisar os dados do voo, garantindo transparência e eficiência no processo de investigação. Após a troca pela aeronave reserva, Lula chegou ao Brasil na manhã seguinte em segurança.
A FAB reforçou seu compromisso inegociável com a segurança de voo e assegurou que suas aeronaves estão sempre em condições ideais de operação. A instituição permanece vigilante em sua missão constitucional de apoiar a sociedade brasileira, garantindo a integridade e a eficiência de suas operações dentro e fora das fronteiras nacionais.