De acordo com o CBR, a iniciativa envolve mais de 50 clínicas de imagem e instituições de saúde que irão disponibilizar exames de mamografia, tomossíntese, ultrassonografia e biópsia de mama. As clínicas foram divididas em três categorias: ouro, prata e bronze, de acordo com a quantidade e o tipo de exames que serão oferecidos.
A maior parte das clínicas participantes está localizada na Região Sudeste, com 28 instituições aderindo à campanha, seguida pelo Sul com sete clínicas, Centro-Oeste e Nordeste com seis clínicas cada, e Norte com três instituições. Destaque para os estados de Minas Gerais e São Paulo, que concentram o maior número de clínicas participantes, sendo 14 e nove respectivamente.
Além da oferta de exames, a campanha também incluirá ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, visando combater a disseminação de informações falsas, as chamadas fake news, na área da saúde. O CBR enfatiza a importância da mamografia como um método essencial para identificar a doença em estágios iniciais, desmentindo mitos como a ideia de que o exame pode causar câncer ou ser substituído por outros métodos de imagem.
O câncer de mama é uma realidade que afeta milhões de mulheres em todo o mundo, com mais de 2 milhões de casos diagnosticados a cada ano. A estimativa para o Brasil em 2024 é de quase 74 mil novos casos da doença, com maior incidência em mulheres jovens, com menos de 50 anos. A detecção precoce é fundamental, já que, quando diagnosticado em estágios iniciais, o câncer de mama é tratável, com altas taxas de cura chegando a 95%.
Diante desse cenário, a Comissão Nacional de Mamografia reforça a importância do rastreamento mamográfico anual para mulheres a partir dos 40 anos, repudiando as fake news e a disseminação de informações falsas que podem prejudicar o acesso dessas mulheres aos exames e resultar em diagnósticos tardios e tumores avançados.