A gestação da cuíca-de-três-listras dura apenas duas semanas, seguindo o padrão dos marsupiais. Após o nascimento, os filhotes ficam presos às mamas da mãe por cerca de dois meses e, em seguida, passam uma temporada reclusos nas tocas. Somente depois disso é que começam a se aventurar pelo ambiente.
No entanto, é bastante difícil avistar esses pequenos marsupiais. Com pouco mais de dez centímetros, eles se camuflam no chão das florestas, principalmente na mata atlântica. A menos que se tenha um olhar atento e treinado, a melhor maneira de conhecê-los é através das fotos presentes no livro da Coleção Folha Fauna Brasileira para Crianças, que conta com a colaboração do Projeto Marsupiais, do Instituto Últimos Refúgios.
Essa coleção, que é voltada para o público infantil, traz informações sobre a cuíca-de-três-listras e outros animais da fauna brasileira. Com o intuito de despertar o interesse das crianças pela natureza e pela conservação dos ecossistemas, o livro apresenta de maneira lúdica e educativa as características e curiosidades desses animais.
Não só na música, mas também na natureza, a cuíca tem o poder de chamar atenção e despertar curiosidade. Com sua peculiaridade marsupial, a cuíca-de-três-listras é mais uma das diversas espécies que contribuem para a rica diversidade brasileira.