A procissão teve início logo cedo, após a missa das 6h na Catedral Metropolitana de Belém, conduzida pelo arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira Corrêa. Em seguida, deu-se início ao cortejo da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que será levada até a praça do Santuário.
O percurso, que tem cerca de 3,6 quilômetros, passa pela Basílica Santuário, local onde a imagem da santa teria sido encontrada em 1700, de acordo com a tradição. A romaria do Círio de Nazaré é considerada a maior festa religiosa do Brasil e atrai devotos e fiéis de todo o país e do exterior.
No sábado (7), aconteceu a Transladação, conhecida como Procissão das Luzes, que reuniu cerca de 1,5 milhão de devotos, de acordo com o governo do Pará. Essa cerimônia faz o trajeto inverso do percorrido no domingo.
A primeira celebração do Círio de Nazaré foi realizada em 1793, no dia 8 de setembro. A partir de 1854, passou a ser celebrado no período da manhã e, desde 1901, no segundo domingo do mês de outubro.
Segundo as estimativas do Dieese, o número de turistas na festa deste ano deve superar o registrado em 2022. Estima-se que haverá 80 mil turistas a mais, vindos tanto do Brasil quanto do exterior.
É importante ressaltar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, não pôde participar do Círio este ano devido a uma cirurgia realizada na última semana. A primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, escreveu em seu antigo perfil do Twitter, expressando sua gratidão à Nossa Senhora de Nazaré e relembrando a emoção de ter vivenciado a força da santa de perto.
O balanço oficial da procissão será divulgado na segunda-feira (9) pelo governo estadual. O Círio de Nazaré é uma manifestação de fé que atrai milhões de pessoas todos os anos e fortalece a devoção à Nossa Senhora de Nazaré.