Ciclone extratropical causa destruição no litoral do RS e Uruguai e prevê-se nova onda de temporais no Estado

Após a passagem de um ciclone extratropical que deixou um rastro de destruição e vitimou pelo menos 37 pessoas no litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai, novos temporais estão previstos para atingir o estado brasileiro. De acordo com a Climatempo, novas áreas de nuvens carregadas já se formaram sobre parte do Rio Grande do Sul e do Uruguai, e ao longo do feriado da Independência do Brasil, essas nuvens devem se espalhar pelo estado.

A previsão é de que a chuva mais volumosa ocorra no centro-sul do estado, porém, nas regiões norte e na Grande Porto Alegre, o sol pode aparecer um pouco, mas a chuva ainda será constante e poderá ser forte. A presença das nuvens cumulonimbus também indica a possibilidade de rajadas intensas de vento, chegando a aproximadamente 80 km/h, com rajadas de até 90 km/h no litoral sul.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de grandes acumulados de chuva principalmente no extremo sul do estado, com volumes que podem ultrapassar 70 milímetros em algumas áreas.

Para amanhã, sexta-feira, espera-se a formação de uma nova frente fria que intensificará a chuva sobre o Sul do país. As regiões de serra e planalto serão as mais afetadas, enquanto outras áreas podem apresentar períodos de sol ao longo do dia.

O Inmet alerta a população para acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos especiais nos próximos dias, além de seguir as recomendações da Defesa Civil Nacional. O instituto prevê acumulados de chuva de até 100 mm em algumas áreas do Rio Grande do Sul, atingindo as mesmas regiões afetadas pelos temporais dos últimos dias.

No sábado, a previsão é de diminuição da nebulosidade e chuva principalmente no centro-oeste sul do estado. Já na fronteira com o Uruguai e no litoral sul, não deve chover. Porém, a Grande Porto Alegre, serra, planalto e litoral norte do Rio Grande do Sul vão passar o sábado com céu nublado e chuva, podendo ser forte em alguns momentos, de acordo com a Climatempo.

Com o afastamento da frente fria, no domingo o sol deve reaparecer em todo o Rio Grande do Sul. Entretanto, algumas pancadas de chuva com raios ainda podem ocorrer no período da tarde e noite na região central e oeste do estado.

É importante que a população fique atenta às atualizações e recomendações dos órgãos meteorológicos e da Defesa Civil para garantir a segurança diante desses temporais que têm assolado a região sul do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo