Chuvas intensas no Rio Grande do Sul geram novos alertas da Defesa Civil e causam 143 mortes e 131 desaparecidos

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na noite de sábado (11) levaram a Defesa Civil gaúcha a emitir novos alertas para a população buscar por áreas seguras. Diversos municípios, incluindo a capital Porto Alegre, foram impactados pelo temporal, causando risco de inundação severa em regiões como os vales do Taquari e do Caí.

O governador do estado, Eduardo Leite, fez um apelo nas redes sociais para que a população esteja atenta ao nível de rios como o Taquari, Jacuí, dos Sinos e Caí, que devem ter uma elevação significativa. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, também alertou para a situação, pedindo que as pessoas evitem áreas suscetíveis a alagamentos.

Até o momento, mais de 76.000 pessoas já foram resgatadas em 446 municípios afetados pelas chuvas, além de 10.555 animais. O Lago Guaíba, em Porto Alegre, teve sua elevação de nível aumentada, assim como a Laguna dos Patos ao sul do estado. A Defesa Civil recomenda que as pessoas não cruzem áreas alagadas a pé ou de carro e que busquem informações junto ao órgão em caso de emergência.

Os impactos das chuvas já resultaram em 143 mortes e 131 pessoas desaparecidas no Rio Grande do Sul desde o final de abril. Além disso, mais de meio milhão de pessoas ficaram desalojadas e mais de 81.000 estão em abrigos temporários. A situação é considerada grave, com a necessidade de atenção e prevenção por parte de toda população afetada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo