Repórter São Paulo – SP – Brasil

Chegada do São João no Maranhão marca início dos festejos juninos com muito folclore e alegria nos arraiais.

Com a proximidade do período junino, a cidade de São Luís e diversos municípios do Maranhão se preparam para celebrar uma das festas mais tradicionais e animadas do estado. Os terreiros se tornam palco para ensaios e apresentações de grupos folclóricos, artistas locais e atrações culturais diversas, que garantem momentos de fé, alegria e diversão para os moradores e turistas.

Um dos arraiais mais conhecidos, o Arraial do Ipem, dá início às festividades juninas com uma programação repleta de manifestações culturais típicas da região. Grupos de bumba-meu-boi, coco, tambor de crioula, lelês, quadrilhas e artistas locais se revezarão nos palcos, encantando o público com suas apresentações. O cenário colorido, composto por bandeiras, barracas de palha, fogos de artifício e comidas típicas, contribui para criar a atmosfera festiva do arraial.

Além do Arraial do Ipem, a cidade de São Luís também conta com o Arraial da Cidade, promovido pela prefeitura, que reúne diversas atrações na Praça Maria Aragão. Grupos de dança, bois, quadrilhas e artistas locais se apresentam, proporcionando momentos de encanto e diversão para o público. A programação, que teve início no início de junho, segue até o final do mês, com apresentações de manifestações folclóricas regionais e artistas nacionais.

Uma novidade deste ano é a campanha “São João: Na Toada do Não é Não”, lançada pelo governo do estado com o objetivo de garantir a segurança e proteção das mulheres durante as festas juninas. A iniciativa, em conformidade com o “Protocolo Não é Não”, busca criar ambientes mais seguros e acolhedores, livres de assédio e violência.

No Maranhão, as festas juninas são marcadas pelo protagonismo do boi, figura central das celebrações. Dividido em diversos sotaques, como baixada, matraca, zabumba e orquestra, o boi é representado por grupos folclóricos que encenam a história do sacrifício e ressurreição do animal. As festividades juninas no estado também destacam o sincretismo religioso, unindo as devoções católicas aos cultos afro-brasileiros, como o Tambor de Mina e o Terecô, numa celebração de cultura e espiritualidade.

Com mais de 70 arraiais espalhados pelo estado, o Maranhão se prepara para celebrar o São João com muita animação, fé e tradição, mantendo viva a rica cultura popular da região.

Exit mobile version