Caruaru se prepara para 72 dias de festa do São João, atraindo milhões de turistas e movimentando R$ 700 milhões na economia local

Caruaru, no agreste de Pernambuco, vive um clima de festa e animação com a chegada do São João. Conhecida como a “capital do forró”, a cidade se prepara para 72 dias de comemorações, envolvendo não apenas os moradores locais, mas também turistas de todo o país. Bandeirinhas, balões e fogueiras tomam conta das ruas, dando um colorido especial à paisagem urbana.

Com uma programação extensa e diversificada, as atrações foram distribuídas em 27 polos por toda a cidade. Além de apresentações musicais, o São João de Caruaru conta com pontos gastronômicos, danças tradicionais e muito artesanato. A festividade, que teve início em abril com o São João na Roça, promete movimentar a economia local, com a estimativa de 4 milhões de turistas e um impacto financeiro de aproximadamente R$ 700 milhões.

A rede hoteleira da cidade está com quase 100% de ocupação, demonstrando o sucesso do evento e a forte presença de visitantes. O comércio também comemora a procura por roupas, adereços e sapatos típicos das festas juninas, movimentando diversos setores da economia local.

Um dos destaques deste ano é o acordo firmado entre a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) para remunerar os compositores cujas músicas forem tocadas durante o São João. Essa iniciativa visa valorizar o trabalho dos artistas e garantir seus direitos autorais.

Além das atrações locais, a TV Brasil transmitirá, a partir desta quinta-feira (13), o especial Arraiá Brasil, com shows ao vivo direto de Salvador e Caruaru. A programação se estenderá até o final de junho, promovendo a diversidade cultural do país e celebrando as tradições juninas.

Com uma vasta programação cultural e artística, Caruaru se consolida mais uma vez como um dos principais destinos para quem deseja viver o verdadeiro espírito junino, repleto de alegria, música e muita dança. É a festa popular que une gerações e mantém viva a tradição da cultura nordestina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo