Candidatos à Prefeitura de São Paulo utilizam estratégias distintas nas redes sociais durante debate televisivo.

Noite de debates acalorados na TV Band marcou o primeiro encontro entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo. Com estratégias distintas, os políticos mostraram a importância das redes sociais na comunicação com o eleitorado. Enquanto Boulos e Tabata Amaral direcionaram o público para suas redes após suas falas, Pablo Marçal e José Luiz Datena apostaram em frases de efeito para se comunicarem com seus seguidores. O atual prefeito, Ricardo Nunes, manteve um tom institucional, destacando feitos do governo.

Um estudo da FGV Comunicação Rio revelou que os candidatos fizeram 238 postagens nas redes sociais, gerando 5,1 milhões de interações, sendo 85% dessas publicações no Instagram. Boulos se destacou ao chamar os espectadores para conferir suas redes após apontamentos de Tabata Amaral sobre processos contra Marçal. O deputado expôs uma condenação do adversário por formação de quadrilha em fraude bancária, gerando grande repercussão nas redes.

A candidata Tabata também confrontou o atual prefeito, questionando sobre um boletim de ocorrência por violência doméstica feito pela esposa de Nunes em 2011. As estratégias de comunicação se mostraram eficazes, com vídeos e postagens nas redes trazendo à tona questões importantes levantadas durante o debate.

Marçal e Datena apostaram em transformar suas falas exaltadas em conteúdo para as redes sociais. Marçal publicou vídeos com ataques aos adversários e músicas de suspense, gerando um alto engajamento entre seus seguidores. Datena, por outro lado, focou em fotos com frases ditas por ele e teve um desempenho considerado inferior nas redes.

Nunes, por sua vez, foi mais discreto nas redes, destacando feitos realizados por sua gestão à frente da Prefeitura. Considerado um “coadjuvante nas redes”, o atual prefeito não teve tanto destaque nas interações. Perfis bolsonaristas também se destacaram, focando na repercussão positiva das falas de Marçal e deixando o candidato oficial de Jair Bolsonaro em segundo plano.

Em resumo, o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo mostrou a importância das redes sociais e das estratégias de comunicação adotadas por cada um durante o encontro. A disputa eleitoral promete ser acirrada, com a internet desempenhando um papel fundamental na aproximação entre candidatos e eleitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo