Essa proposta faz parte do plano de governo da candidata, indicada pelo atual prefeito Orlando Morando para dar continuidade aos avanços alcançados na cidade nos últimos oito anos. A ideia envolve uma parceria entre as secretarias de saúde e esportes, com um amplo mapeamento da população idosa de São Bernardo. Dessa forma, os idosos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) poderiam ser encaminhados para atividades físicas nas academias cadastradas, mediante recomendação médica.
Com quase 140 mil moradores acima de 60 anos na cidade, segundo dados do IBGE, a iniciativa visa promover mais qualidade de vida, saúde e bem-estar para essa parcela da população. Além disso, a proposta segue recomendações da ONU para uma vida saudável entre os idosos, prevenindo doenças, fortalecendo a saúde mental e favorecendo os vínculos sociais.
Atualmente, os idosos de São Bernardo já participam de programas como De Bem com a Vida e Campeões da Vida, que inserem práticas corporais, de lazer e atividades esportivas em seu cotidiano. A implementação do Programa Cartão Academia 60+ ampliaria essas oportunidades e garantiria um monitoramento da frequência mínima necessária para receber o benefício.
Ao abordar essa proposta em sua campanha eleitoral, Flávia Morando destaca o impacto positivo que o estímulo à prática esportiva pode trazer para a população idosa, afastando a necessidade de medicamentos e promovendo uma vida mais ativa e saudável para os idosos de São Bernardo. Caso eleita, a candidata pretende implementar o programa como uma forma de valorizar e cuidar dessa importante parcela da sociedade.