Esse clima quente na cidade é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Para os próximos dias, a previsão é de influência de ventos úmidos vindos do oceano, o que irá aumentar a nebulosidade sem expectativa de chuva. As temperaturas devem permanecer altas, atingindo em torno dos 32ºC nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21). Na quinta-feira (22), o calor volta a subir, com máxima de 34ºC e céu parcialmente nublado a claro.
A mudança no tempo está prevista para a sexta-feira (23), com a aproximação de uma frente fria no oceano. Mesmo assim, durante o dia a temperatura máxima pode chegar a 35ºC, sendo este o ponto mais quente da semana. A partir da noite, a nebulosidade aumentará, porém sem previsão de chuva. O Corpo de Bombeiros divulgou orientações de segurança para os banhistas, em virtude do calor intenso.
Durante o último domingo (18), os guarda-vidas realizaram um total de 1.141 salvamentos marítimos em todo o estado, sendo a maioria na cidade do Rio de Janeiro, com 1.016 resgates apenas nas praias cariocas. A praia do Leme, na zona sul, registrou 304 resgates, contando com o apoio de motos aquáticas, quadriciclos e helicópteros da corporação. Já em Copacabana, foram 207 pessoas salvas pelos guarda-vidas, em meio a um período de mar com muitas ondas e valas, além das bandeiras vermelhas indicando perigo.
