A coordenadora Executiva Adjunta da ONG Ação Educativa, Edneia Gonçalves, ressaltou a importância da escola no combate às desigualdades sociais no país. Ela destacou que a função social da escola é garantir a todos os estudantes uma trajetória educacional que proporcione aprendizagens significativas para que possam trilhar seus próprios caminhos. No entanto, ela ressaltou que esse objetivo não é simples de ser alcançado, especialmente considerando as desigualdades de acesso e oportunidades enfrentadas por diferentes grupos sociais.
Dados apresentados durante o evento mostraram que populações negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm maiores taxas de abandono escolar do que a população branca. A necessidade de combater essas disparidades foi destacada como um desafio fundamental para garantir que todos os estudantes possam concluir sua educação de forma plena.
Para enfrentar esses desafios, o governo federal lançou o Programa Escola das Adolescências, que visa fortalecer os anos finais do ensino fundamental. O programa prevê apoio técnico-pedagógico e financeiro, além da produção de guias temáticos e incentivos financeiros para escolas prioritárias em termos socioeconômicos e étnico-raciais.
O evento também contou com o lançamento de um estudo internacional que comparou as políticas educacionais adotadas pelo Brasil e outros países. O estudo apontou que nenhum país da OCDE, incluindo o Brasil, apresenta simultaneamente indicadores positivos de senso de pertencimento, clima disciplinar e apoio docente nas escolas. Isso ressalta a importância de adotar práticas que melhorem a experiência educacional dos estudantes.
Além disso, o Ministério da Educação anunciou o lançamento de um edital de pesquisa em parceria com a Fundação Itaú para reconhecer e fortalecer boas práticas no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental. A iniciativa visa incentivar estudos voltados para a melhoria da qualidade da educação nessa etapa crucial da formação dos estudantes.
Em resumo, o seminário destacou a necessidade de políticas educacionais inclusivas e eficazes para garantir que todos os estudantes tenham a oportunidade de concluir sua educação de forma plena e significativa. A discussão sobre os desafios e as estratégias adotadas pelo Brasil e outros países foi fundamental para fomentar o debate e a implementação de políticas mais eficientes na área educacional.