Brasil finaliza participação no circuito mundial de tênis de mesa sem conquistar medalhas em sua última etapa.

Infelizmente, a equipe brasileira não conseguiu conquistar medalhas no WTT Contender Rio de Janeiro, etapa do circuito mundial de tênis de mesa que encerrou no último domingo (13). A competição foi realizada na Arena Carioca I, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, sendo a primeira vez que o Brasil sediou o evento. Ao todo, participaram 120 atletas de 35 países, incluindo 25 brasileiros (14 homens e 11 mulheres).

A melhor colocação brasileira foi de Bruna Takahashi, que chegou às semifinais da competição feminina, mas acabou sendo derrotada pela sueca Linda Bergstrom por 3 sets a 1, com parciais de 6/11, 11/8, 8/11 e 6/11. Com esse resultado, Bruna igualou seus melhores desempenhos em competições do circuito WTT. Nas semifinais do WTT em Lima (Peru), em 2022, e em Tunes (Tunísia), em 2023, a atleta brasileira também foi superada.

Outra dupla brasileira que alcançou as semifinais foi Guilherme Teodoro e Giulia Takahashi, que foram derrotados pelos espanhóis Maria Xiao e Alvaro Robles por 3 sets a 1, com parciais de 11/8, 6/11, 9/11 e 4/11.

Com esses resultados, o Brasil encerrou sua participação no torneio sem conquistar medalhas. O ouro nas duplas mistas ficou com os sul-coreanos Lim Jonhghoon e Shin Yubin, que derrotaram os espanhóis Maria Xiao e Álvaro Robles por 3 sets a 1 na final. No individual feminino, a japonesa levou a melhor sobre a sueca Linda Bergstrom por 4 sets a 1 para ficar com o ouro. Já no individual masculino, o sueco Mattias Falck garantiu o primeiro lugar do pódio ao vencer o japonês Sora Matsushima por 4 sets a 2.

Nas disputas de duplas, a Coreia do Sul dominou, com seus atletas chegando tanto à final masculina quanto à feminina. Shin Yubin e Jeon Jihee derrotaram Choi Hyojoo e Kim Nayeong por 3 sets a 1 para ficarem com o ouro no torneio feminino. Já no masculino, Lim Jonghoon e An Jaehyun foram os melhores ao vencerem Lee Sang Su e Cho Daeseong por 3 sets a 1.

Os campeões do WTT Contender Rio de Janeiro receberam 400 pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), o que contribui para a classificação para os próximos Jogos Olímpicos que serão realizados em Paris, em 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo