Brasil condena ataques aéreos israelenses e recomenda saída de brasileiros do Líbano em meio à escalada de tensões no conflito.

Nesta segunda-feira (23), o governo brasileiro emitiu uma nota condenando veementemente os ataques aéreos realizados por Israel contra áreas civis em Beirute, Sul do Líbano e no vale do Beqaa. Os ataques, que fazem parte de uma escalada de tensões entre Israel e o grupo Hezbollah, resultaram em um grande número de mortes e feridos, causando preocupação e alarme no cenário internacional.

A troca de tiros entre Israel e Hezbollah teve início durante a guerra em Gaza no ano passado e tem se intensificado nos últimos dias, com Israel ampliando suas operações militares na região. Os ataques recentes resultaram em pelo menos 492 mortes e mais de 1,6 mil feridos, conforme relatos das autoridades locais.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro expressou sua solidariedade às vítimas desses ataques e recomendou que os brasileiros deixem a área afetada, garantindo assistência e orientações por meio da embaixada do Brasil em Beirute. Além disso, o governo brasileiro renovou seu apelo para que as partes envolvidas cessem imediatamente os ataques, visando interromper a escalada de tensões na região que ameaça desencadear um conflito de amplas proporções.

A preocupação e atenção do Brasil em relação ao impacto do conflito na comunidade brasileira residente na região são evidentes, sendo o contato com o plantão consular disponibilizado para casos de emergência. A situação permanece sob constante monitoramento pelas autoridades brasileiras e pela comunidade internacional.

Diante desse cenário de violência e instabilidade na região, é crucial que haja um esforço conjunto para buscar soluções que visem garantir a segurança e proteção das populações civis, bem como evitar a escalada do conflito que poderia resultar em consequências desastrosas para todos os envolvidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo