A sessão contará com a presença de autoridades como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, André Correa do Lago; o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco; e o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeaux.
O requerimento para a realização da sessão, assinado pelos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Beto Faro (PT-PA) e Otto Alencar (PSD-BA), líderes de seus partidos, destaca a importância do Brasil exercer a presidência pro tempore do G20 em 2024 com foco no combate à fome e na promoção do desenvolvimento sustentável. A pauta ambiental também é ressaltada como crucial para o grupo de países.
Os senadores argumentam que o Brasil tem a oportunidade de se destacar como fornecedor de serviços ecossistêmicos para o mundo, acelerando a transição para uma economia de baixo carbono e gerando renda e investimentos, especialmente para as populações vulneráveis.
A expectativa é que a sessão no Senado seja um espaço de reflexão e debate sobre as possibilidades que se abrem para o Brasil ao assumir a presidência temporária do G20. Questões como o papel do país na promoção do desenvolvimento sustentável e a importância da agenda ambiental para a comunidade internacional devem estar em destaque durante o encontro.
