Desde o início da partida, era visível a tensão entre as duas equipes. Logo aos dois minutos, uma confusão se instaurou entre os jogadores de ambos os times, após uma discussão entre Alex Telles e Darias. No entanto, o Botafogo dominou a posse de bola, mas encontrava dificuldades para furar a defesa uruguaia, que se fechava bem e usava da catimba para tentar atrapalhar o ritmo do jogo.
Aos 24 minutos, o Peñarol teve uma boa oportunidade de abrir o placar, mas o goleiro John fez uma ótima defesa em um chute de Perez. O Botafogo, por sua vez, teve suas chances de marcar, mas somente aos 44 minutos do primeiro tempo conseguiu ameaçar de fato o adversário.
No segundo tempo, o Botafogo voltou com tudo. Logo no primeiro minuto, Savarino arriscou de fora da área e abriu o placar para a equipe carioca. Com a vantagem no marcador, o Botafogo seguiu pressionando e ampliou o placar aos nove minutos com Alexander Barboza. Aos 13 minutos, Savarino marcou mais um gol e aos 28 foi a vez de Luiz Henrique deixar sua marca.
O Peñarol tentou reagir, porém, com o Botafogo embalado e os torcedores incentivando, a equipe brasileira seguiu dominando o jogo. Aos 33 minutos, Igor Jesus fechou a goleada em 5 a 0, deixando o Peñarol em uma situação complicada para o jogo de volta.
Com uma atuação impecável, o Botafogo se aproxima cada vez mais da tão sonhada final da Libertadores e mostra que está em grande forma para brigar pelo título continental. A torcida que lotou o Engenhão saiu satisfeita com a performance do time, que agora parte com uma grande vantagem para o confronto no Uruguai.