Na semana passada, as bolsas de Nova York tiveram o melhor desempenho do ano, impulsionadas por dados otimistas do varejo e do mercado de trabalho. Com uma agenda econômica mais esvaziada, os investidores na Europa estão atentos aos sinais que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) irá dar em relação à redução dos juros até o final do ano. O Fed divulgará a ata de política monetária na quarta-feira (21) e o presidente Jerome Powell irá discursar na sexta-feira (23) durante o simpósio anual de Jackson Hole.
Além disso, ao longo desta semana serão divulgados os índices de atividade econômica, conhecidos como PMIs, tanto na Europa quanto nos EUA. Enquanto a Bolsa de Paris registra um aumento de 0,24%, Frankfurt ganha 0,04% e Madri exibe uma alta mais robusta, de 1,10%. Já as bolsas de Milão e Lisboa avançam 0,59% e 0,34%, respectivamente, enquanto a de Londres apresenta uma queda de 0,14%.
Com esse cenário em vista, os investidores permanecem atentos às movimentações dos mercados globais, em especial as notícias vindas dos Estados Unidos, que têm impacto direto nos mercados europeus. O contato para mais informações pode ser feito através do e-mail sergio.caldas@estadao.com.