O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira a aprovação de um financiamento de R$ 32 milhões para a implantação de um projeto de conexão de internet banda larga em escolas públicas e residências em áreas rurais no Rio Grande do Sul. O projeto, que será executado pela Coprel Telecom, prevê a instalação de infraestrutura em 24 escolas e duas mil residências, além da inserção de internet em mais 34 unidades de ensino.
De acordo com o BNDES, o projeto beneficiará 4.726 alunos em 58 estabelecimentos escolares de 33 municípios gaúchos. Os recursos aprovados provêm do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), do qual o banco é agente financeiro. O financiamento será destinado à construção de 410 km de rede de fibra ótica para as conexões das escolas, além de 82 km de rede de alta capacidade para ligar o núcleo da rede (backbone) e sub-redes periféricas.
A operação terá custo financeiro em Taxa Referencial (TR), acrescido da remuneração do banco, que é menor em financiamentos a projetos de provedores que incluam unidades de ensino em suas rotas de expansão. O serviço da Coprel também alcançará domicílios em Espinilho Grande e Santo Antônio do Planalto.
Os municípios beneficiados com as escolas atendidas no projeto são Alto Alegre, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Condor, Ernestina, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Jari, Joia, Lagoa dos Três Cantos, Marau, Mato Castelhano, Mormaço, Muliterno, Não-Me-Toque, Passo Fundo, Pontão, Quinze de Novembro, Ronda Alta, Salto do Jacuí, Santa Cecília do Sul, São José do Herval, Sarandi, Selbach, Soledade, Tapejara, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanciretã e Victor Graeff.
Essa iniciativa do BNDES representa um avanço significativo na inclusão digital em áreas rurais, impactando positivamente milhares de alunos e famílias que terão acesso à internet de qualidade. A conexão de internet banda larga é um recurso fundamental para a educação, permitindo o acesso a conteúdos educacionais e a ampliação do conhecimento.
Com a aprovação desse financiamento, esperamos que mais projetos semelhantes sejam colocados em prática, visando a inclusão digital em todas as regiões do país. A tecnologia tem o poder de transformar a realidade e o acesso à internet é um passo importante no caminho para a igualdade de oportunidades educacionais para todos.






