A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é uma das prioridades da presidência brasileira do G20, e visa canalizar recursos e trocas de experiência para erradicar a insegurança alimentar no mundo. Apesar de ter sido lançada no âmbito do G20, a iniciativa está aberta à participação de países fora do grupo, bem como de organismos internacionais.
O lançamento oficial da Aliança Global está previsto para a reunião de cúpula do G20 que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, também no Rio de Janeiro. Durante a reunião realizada no Galpão da Cidadania, sede da ONG Ação da Cidadania, o presidente do Banco Mundial trocou informações com autoridades brasileiras sobre investimentos públicos e privados, elogiando também o Sistema Único de Saúde e o programa Farmácia Popular.
Ajay Banga destacou a importância de programas sociais abrangentes no combate à fome e à pobreza, ressaltando a necessidade de união de esforços e de compartilhamento de boas práticas. A formalização de documentos e a abertura para a adesão de países interessados marcam uma nova etapa na implementação da Aliança Global, que conta com o apoio do Banco Mundial como um importante aliado na busca por soluções efetivas para os desafios globais de segurança alimentar e desenvolvimento social.