Baixo nível de criatividade: Estudantes brasileiros decepcionam em avaliação internacional Pisa, com 54% apresentando capacidade criativa abaixo do esperado.

Segundo os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgados em 18 de junho, mais da metade dos alunos brasileiros de 15 anos apresentaram baixa capacidade de pensamento criativo. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a criatividade é definida como a competência para gerar, avaliar e aprimorar ideias que resultem em soluções originais e eficazes, avanços no conhecimento e expressões marcantes da imaginação.

As questões selecionadas para avaliar a criatividade dos alunos incluíram atividades como dar títulos para uma imagem, escrever histórias sobre a interação entre um humano e um robô inteligente, preencher balões de diálogos em quadrinhos, criar pôsteres temáticos e propor ideias para melhorar a acessibilidade em bibliotecas.

No Brasil, mais de 10 mil alunos foram avaliados em 599 escolas, sendo que 54% deles apresentaram desempenho aquém do esperado em criatividade. Além disso, os resultados mostraram um cenário desastroso em relação às habilidades matemáticas, com 73% dos estudantes com desempenho insatisfatório. Já em leitura e ciências, a porcentagem de alunos com desempenho abaixo do esperado foi de 50% e 55%, respectivamente.

Os problemas educacionais no Brasil vão além da progressão continuada dos estudantes, como apontado por diversos especialistas. Mesmo com a intenção de reduzir a evasão escolar, a abordagem tem se mostrado ineficaz diante da realidade educacional do país. O recente resultado do Pisa reflete a ineficiência das políticas públicas de educação básica.

A meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) de destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública ainda está distante de ser alcançada. Os investimentos atuais representam apenas cerca de 4% do PIB, uma cifra insuficiente para impulsionar melhorias significativas no sistema educacional brasileiro.

Portanto, é fundamental que haja um investimento adequado e medidas eficazes para melhorar a qualidade da educação no Brasil. Caso contrário, o país continuará enfrentando dificuldades no desenvolvimento e formação de seus estudantes, o que impactará negativamente no futuro da nação.

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