Repórter São Paulo – SP – Brasil

Aumento de roubos de carga em Santos e Praia Grande preocupa autoridades no litoral paulista

O aumento de roubos de carga nas cidades de Santos e Praia Grande, no litoral paulista, tem preocupado autoridades e moradores locais. De acordo com dados recentes, houve um aumento de 75% nos casos registrados em Santos, passando de 8 para 14, e de 50% em Praia Grande, com os números subindo de 34 para 51 no período de janeiro a abril deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

Esses números contrastam com a queda de 22,4% no estado de São Paulo, onde foram registrados 1.598 roubos de carga nos primeiros quatro meses de 2024, em comparação com 2.060 casos no mesmo período do ano anterior. No entanto, outras cidades também apresentaram aumento nos casos de roubos de carga, como Presidente Prudente e Piracicaba.

A Baixada Santista, que registrou um recorde de roubos de carga em 2023, também teve uma redução nos casos em 2024, com 101 registros no primeiro quadrimestre deste ano, ante 150 no ano passado. Apesar da diminuição de 32,7%, a região ainda enfrenta um número significativo de casos em comparação com anos anteriores.

Questionada sobre as altas de roubos de carga em Santos e Praia Grande, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que as políticas adotadas contribuíram para a reversão da tendência de alta no Deinter 6, que abrange as nove cidades da Baixada Santista e outros 15 municípios no interior.

A pasta destacou que, nos quatro primeiros meses deste ano, os casos de roubos de carga caíram 24,2% em comparação com o mesmo período de 2023. Além disso, a Operação Verão na Baixada Santista, que contou com um aumento de efetivo para coibir crimes na região, encerrou com 56 mortes pela Polícia Militar.

A SSP também ressaltou a atuação do programa Pró-Carga no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento aos roubos de carga em todo o estado. Apesar dos desafios, a Pasta garantiu que continua empenhada em combater esse tipo de crime e manter a segurança da população.

Exit mobile version