Repórter São Paulo – SP – Brasil

Aumento de casos de Covid-19 no Rio de Janeiro pela segunda semana consecutiva, mas com sinais de desaceleração, aponta boletim da Secretaria de Saúde

O estado do Rio de Janeiro tem enfrentado um cenário preocupante em relação aos casos de Covid-19, conforme apontam os dados do Panorama Covid-19, que indicam um aumento nas últimas semanas. Apesar disso, há um leve sinal de desaceleração na taxa de crescimento em comparação com os percentuais anteriores.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de testes positivos para o vírus se manteve em alta, com destaque para o aumento de 3% para 9% nos resultados de PCR em amostras coletadas em unidades de saúde da rede pública. Já os testes rápidos de antígeno também apresentaram aumento, passando de 4% para 8%. Por outro lado, os resultados de testes rápidos realizados em laboratórios da rede privada tiveram uma leve queda, de 7% para 5%.

É importante ressaltar que a maioria das amostras analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) tem sido positiva para rinovírus e Covid-19, o que reforça a necessidade de medidas de prevenção e controle da disseminação do vírus.

Além disso, o aumento no número de atendimentos de crianças e adultos com sintomas de Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também tem preocupado as autoridades de saúde. Nas últimas semanas, houve um crescimento de 32% nos atendimentos infantis e de 17% nos atendimentos para adultos.

Os dados utilizados no Panorama Covid-19 são provenientes de diversas fontes, como o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o Sistema Estadual de Regulação (SER), o Sistema Próprio das UPAs do estado do Rio, além do Sistema de Informação de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL), que registra os resultados dos exames realizados pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também são considerados os dados enviados pela rede Dasa, de laboratórios privados.

Exit mobile version