Aumento da insegurança nas paradas de ônibus de São Paulo preocupa Comissão de Segurança Pública

A Comissão Extraordinária de Segurança Pública da cidade de São Paulo promoveu uma reunião na tarde desta quinta-feira (14/05) para discutir a insegurança da população nas paradas de ônibus da cidade. O encontro contou com a participação de representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e SPTrans.

O coronel PM Regis Meira Pereira, comandante de policiamento da capital, foi o primeiro a se manifestar, destacando as ações implementadas pela Polícia Militar desde o início do ano para reduzir os roubos e furtos nas paradas de ônibus. Segundo ele, houve uma redução de 35% desses crimes em comparação ao mesmo período do ano passado.

Para combater esses delitos, a PM tem direcionado o policiamento denominado Rocam, que consiste em rondas de motocicletas nos grandes corredores da cidade. De acordo com o coronel, a maioria dos crimes ocorre no início do dia, quando as pessoas estão a caminho do trabalho.

O comandante da GCM, inspetor superintendente Luiz Antônio Camargo, detalhou a operação “Embarque seguro, retorno tranquilo”, que vem sendo realizada desde 2022 e tem surtido efeito na segurança dos usuários do transporte público. A operação consiste em rondas com viaturas entre 5h e 8h da manhã e das 17h às 20h, priorizando os pontos de ônibus.

Muce Kalil Neto, administrador de projetos da SPTrans, informou que atualmente existem 20.750 pontos de ônibus instalados em São Paulo. Ele ressaltou que a empresa não recebe levantamentos dos números de ocorrências de crimes nessas paradas, mas que ela está focada no planejamento, quantidade e localização dos pontos de parada, visando instalar equipamentos que proporcionem maior sensação de segurança aos usuários.

A iniciativa de debater sobre a insegurança nas paradas de ônibus foi do vereador João Ananias (PT), que ressaltou a necessidade de ações preventivas por parte das autoridades competentes. Segundo o parlamentar, é importante aumentar as rondas da PM e da GCM, melhorar a iluminação em diversos pontos da cidade e aumentar o número de ônibus circulando, para reduzir o tempo de espera nos pontos.

A reunião, que contou com a presença dos vereadores Fábio Riva (PSDB), Coronel Salles (PSD) e Ely Teruel (PODEMOS), foi presidida pelo vereador João Ananias (PT). Os interessados podem conferir a reunião na íntegra em um link disponibilizado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo